Cinco motivos para você fazer coaching

Todos temos metas, aspirações, desejos e sonhos, isso é fato! O que é frustrante para a maioria é justamente quando as coisas não se concretizam, quando não atingimos as expectativas. Mas, como fazer então para potencializar seus resultados, descobrir qual é o melhor caminho a seguir ou como se manter focado no seu objetivo? É justamente aí que entra o papel do Coach. No entanto, o que é um processo de coaching e como saber se isso é indicado para mim?

Antes de começar a dizer os cinco principais motivos pelos quais você deveria passar por um processo de coaching, cabe algumas explicações que podem te livrar de charlatões que se dizem coaches. Em primeiro lugar, coaching é um processo, com várias sessões – em média entre 10 a 15 sessões – e um tempo que pode durar até três meses. Ou seja, é um processo que tem fim, pois o seu objetivo é fazer com que o coachee (pessoa que passa pelo processo de coaching) atinja um objetivo significativo que o impulsione para a melhora contínua.

Quando atingimos um objetivo que tem real significado para nós, isso dispara uma mensagem para o nosso subconsciente de que somos capazes de fazermos o que quisermos, ou seja, podemos fazer ou ser qualquer coisa! É justamente por isso que não existe coach em grupo! Cada pessoa tem um objetivo diferente e uma das coisas que um processo de coaching bem feito deve realizar é o aumento do foco. Como o coach pode aumentar o foco de seu coachee se ele mesmo tem que se dividir entre vários clientes? Se por acaso se deparar com este tipo de proposta Fuja! Isto não é coaching. Sabendo então o que é coaching, vamos ver cinco motivos que fariam de você um candidato ideal a passar por um processo de coaching.

1- Você quer não está feliz com os rumos de sua vida, mas não sabe por onde começar a mudar

As vezes, a vida vai tomando rumos que não é aquilo que esperávamos. Você vê as coisas irem acontecendo, a vida ir mudando e seu sentimento, algumas vezes é de impotência, outras de desespero e ainda outras de perplexidade, mas você acredita que não tem nenhum controle sobre os rumos que sua vida está tomando. Se você já passou ou passa por esta situação, certamente o coaching pode te ajudar. Uma das coisas que se aprende num processo de coaching é a ter foco, como já disse anteriormente, mas não só isso! Foco é traduzido em planejamento e execução, portanto, durante o processo você vai aprender a tomar os rumos da sua vida e direcionar seus passos para onde você quer. Nunca mais sua vida vai ficar a deriva, como um barco sem capitão. Você irá aprender a ser o comandante dos seus passos.

2- Você quer crescer profissionalmente, mas parece que seus esforços não são notados

Você faz cursos, estuda, se prepara, investe em MBA’s, pós graduações e… NADAAs coisas simplesmente não acontecem e você se sente frustrado por se esforçar tanto e sequer ser notado. A primeira coisa que você deve saber é que o excesso de esforço só vai te causar uma coisa: fadiga! Esforço e mérito, infelizmente não são o que fazem com que uma pessoa avance na sua carreira, ao menos não apenas eles. Embora a educação e o esforço sejam peças chave na equação, eles não não são os únicos indicativos de que você está pronto para avançar na sua carreira.

Há pouco tempo tive uma coachee que era extremamente competente no que fazia. Ela sabia se posicionar como técnica, fazia cursos, mas nada acontecia na sua vida profissional. O curioso é que ela já trabalhava na mesma empresa há cerca de 15 anos. Isto por si já diminuiria substancialmente suas chances de promoção, certo? Não necessariamente! Após iniciado o processo, definimos como meta aumentar sua confiança em todos os campos da vida. Após a quarta sessão, seus superiores começaram a escutar com mais atenção suas opiniões e ela foi ganhando cada vez mais espaço. Após oitava sessão ela foi promovida. O que faltava então?

No processo de coaching, você aprende a ser mais seguro de suas decisões. Aprende a se posicionar com mais segurança e isso, assim como no caso da minha coachee que após quinze anos foi notada, é o divisor de águas na hora de promover alguém. Quantas vezes você viu colegas menos capacitados que você assumirem vagas que você se esforçou por um longo tempo para obter? Aumentar sua confiança e sua inteligência emocional vai fazer com que a próxima promoção seja sua!

3- Você quer melhorar o convívio com sua família, mas sente que não tem tranquilidade ou paciência

Você tem chegado tão cansado que não tem tido um pingo de paciência para conversar com seus filhos. Por vezes você esquece que eles são crianças e que, por isso, vão fazer bagunça e isso, muitas vezes, com o intuito de chamar a sua atenção. Ao mesmo tempo, você tem negligenciado seu relacionamento. Até o sexo se tornou mecânico, rotineiro e sem graça.. Você não namora mais, não se interessa mais. É como se estivesse ali só porque precisa estar ali, mas sua cabeça está nas contas, nos problemas, na criação dos filhos, em fim… Em qualquer outro lugar que não seja ali, no momento que é o mais íntimo que você pode compartilhar com outro ser humano. Mas o outro tem que entender porque, afinal… Você está muito cansado e estressado! Certo?! NÃO! ERRADO!

É certo que um pouco de compreensão por parte da família é algo necessário. Especialmente em períodos de intenso estresse. Mas se sua vida é só cansaço, ou se é só estresse, se o copo está sempre meio vazio… Sua família não é obrigada a conviver com isso. Na verdade, muitos casamentos acabam porque um dos dois, ou ambos, estão tão focados nos seus próprios objetivos que esquecem que a queles com quem nos relacionamos têm necessidades emocionais,ligadas a nossa presença,que precisam ser atendidas.

Se esse é o seu caso… Ânimo! Não é sua culpa! As vezes não sabemos lidar com as pressões do dia-a-dia. Não há nada mais destrutivo do que uma rotina desgastante, o que aliás é a realidade da maioria da população mundial. O processo de coachingvai te dar as ferramentas que você precisa para ressignificar os problemas, para criar uma visão holística de sua vida e para ser uma pessoa mais resiliente, ou seja, uma pessoa que aprende dos problemas e que consegue separar as várias vidas que você vive na mesma pessoa. Isso vai te ajudar a recuperar a felicidade, o amor, a paciência e a tranquilidade. 

4- Você quer abrir um negócio mas tem medo de largar a segurança do seu emprego

Um medo muito comum é o da incerteza. Você não se sente completo no seu trabalho atual. Sente que tem uma boa ideia que pode virar um bom negócio. Se sente preso na estrutura em que está e gostaria de ter mais liberdade. Ao mesmo tempo, tem medo de deixar o emprego, pois ele representa a garantia de conseguir o sustento.

Uma coisa que você precisa saber é que a sensação de segurança é falsa! Nosso subconsciente nos causa o medo comomedida de proteção. Como é através do emprego que você consegue o dinheiro necessário para “trocar” por comida e coisas inerentes a subsistência, seu cérebro tenta fazer com que você acredite que sair ou perder o emprego representa risco real de vida.

No processo de coaching você vai aprender a avaliar sua real situação e a determinar qual é o momento mais adequado para realizar o teu sonho. Também irá te ajudar a criar métodos para fazer isso de maneira mais racional e assertiva. Quer viver os seus sonhos? O coaching vai te ajudar a encontar o melhor caminho para viver teus sonhos sem os traumas e dúvidas que qualquer mudança grande na vida provocam.

5- Você se sente cansado ou pressionado demais e não sabe como lidar com as pressões do dia-a-dia

Família, amigos, filhos, trabalho… São coisas ótimas e produtoras de felicidade. São eles que nos amparam nos momentos difíceis, são nosso porto seguro. Mas todos passamos por problemas. Há vezes em que um desses fatores, ou vários deles, passam por tempestades. A doença, a morte, um casamento que não dá certo. Um filho que não corresponde aos esforços dos pais, problemas de comunicação com parentes e outras coisas são produtores de estresse.

Se você está em meio a um turbilhão na sua vida. Se não sabe como parar o ciclo louco que a vida te impôs. Se não tem forças para ajudar alguém que esteja doente na sua família ou entre seus amigos. Se perdeu alguém, ou qualquer outro problema dito normal da nossa existência, um processo de coaching pode ser exatamente o que você precisa para recobrar o equilíbrio espiritual.

Não confunda equilíbrio espiritual com religiosidade. Quando alguém busca equilíbrio espiritual, na verdade está buscando equilíbrio entre o seu eu interior e a vida que corre fora dos limites do seu corpo. Se você precisa ter forças para seguir em frente mas não sabe o que fazer para suportar as situações difíceis, saiba que o coaching vai te fazer enxergar que tudo o que você precisa para vencer está dentro de você. Você vai conseguir seguir em frente e enfrentará com força e confiança qualquer problema que esteja passando no momento.

Estas cinco razões não são as únicas para passar por um processo de coaching. O coaching tem ajudado a milhões de pessoas no mundo a lidar com o mundo moderno, cheio de pressões e estresses em que vivemos. Se você se viu em uma ou mais das situações descritas aqui, então, coaching é pra você!

OBSERVAÇÃO

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre Coaching, me mande um e-mail: eu@cleberlopes.org

Comentários