Aprenda a técnica Matrix de motivação de equipes

O título deste post pode parecer estranho e até mesmo curioso, mas quem assistiu o filme Matrix Revolutions, deve se lembrar da cena onde o líder da rebelião contra as máquinas, Morfeu, faz um discurso super motivador, para meia dúzia de seres humanos, incentivando e convencendo os mesmos a lutar contra as – muito mais fortes e em maior número – máquinas. Você vai aprender neste artigo a ser tão inspirador quanto e conseguirá extrair de sua equipe toda garra e motivação que os projetos de sua empresa precisam.

Ser um líder é algo difícil até mesmo para aqueles que já nascem com tendências para tal. Motivar e engajar as pessoas então… É uma tarefa cansativa e, muitas vezes desafiadora. Isto acontece porque as pessoas têm pontos de vista diferentes e perspectivas diferentes sobre um mesmo assunto. A diversidade é difícil de ser trabalhada, mas quando bem conduzida pode ser muito melhor do que uma equipe homogênea.

O segredo é fazer com que as pessoas entendam e adotem o ponto de vista apresentado. No entanto, sempre que uma pessoa se sente manipulada o efeito é exatamente o contrário. Ninguém gosta de sentir que está sendo pressionado a fazer algo que não acredita. Quando sua equipe sente que você não respeita seu ponto de vista, ou pensa que você não os está escutando o suficiente, eles se sentem desrespeitados. É justamente aí que começa a surgir os conflitos. Em alguns casos mais graves a equipe rejeita qualquer ideia vinda do gestor, causando, se o gestor não conseguir agir rápido para solucionar o problema, o fracasso completo do projeto e, às vezes, a demissão do próprio gestor.

Não é nenhuma novidade que nos cursos de MBA se recomendem alguns filmes para ajudar no entendimento de certos pontos. Por isso para aqueles que são líderes, ou que querem ser líderes, é uma boa analogia pensar no discurso do Morfeu, em Matrix Revolutions, pois ele consegue algo extraordinário para qualquer líder.

  1. É um discurso motivador: atinge o sistema límbico e vai direto nas emoções, fazendo com que os habitantes de Zion (a cidade subterrânea aonde vivem) queiram lutar contra as máquinas;
  2. Transmite segurança: mesmo todos percebendo que a defesa seria um suicídio coletivo, o Morfeu consegue incutir em todos os habitantes um profundo sentimento de confiança na vitória.
  3. É um discurso encorajador: todos os habitantes da cidade, começam a assistir o discurso tendo a certeza de que morrerão, mas no meio do discurso Líder Morfeu consegue fazer com que todos se sintam motivados a enfrentar a adversidade e lutar, não importa as consequências. O sentimento muda de tal forma que no final do discurso a cidade inteira faz uma festa de celebração.

Vamos falar brevemente de cada ponto do discurso e entender o que fazer para causar estes mesmos sentimentos na sua equipe:

Motivação

Se sua equipe tem uma tarefa difícil de cumprir ou um prazo muito apertado, a primeira coisa que você deve fazer, como Líder é motivá-los. Isso se consegue mostrando o pote de ouro no final do arco-íris. Ou seja, fale dos benefícios, da realização, do senso de dever cumprido e principalmente da felicidade de se terminar a tarefa com sucesso. No filme Matrix Revolutions, Morfeu (Laurence Fishburne) mostra que, apesar de parecer impossível, lutar contra as máquinas seria melhor do que voltar a ser um escravo dentro da Matrix. Era melhor morrer como alguém livre do que ser um joguete na mão das máquinas.

Sua equipe precisa de uma razão pela qual lutar, não importa o tamanho da tarefa. Como líder, seu papel é mostrar os motivos e dar esta razão. Por isso, forneça apenas motivos nos quais você também acredite. Lembre-se: se você não acredita eles não te seguirão. O Morfeu de Matrix tinha forte convicção no que dizia e por isso pode transmitir o mesmo sentimento para toda a cidade.

Segurança

No filme Matrix Revolutions, as palavras do Líder – Morfeu – transmitem total confiança. As pessoas de Zion confiam na assertividade e no conhecimento de seu mentor. Transmitir segurança com as ações que precisam ser tomadas é essencial se você é um líder. Na verdade, a diferença entre os que lideram e os que são liderados é como a mente se comporta, ou seja, quem lidera consegue enxergar os caminhos e traçar um planejamento para alcançar as soluçõesidealizadas. Já quem é comandado espera que alguém tome as iniciativas e que demonstre segurança no que está dizendo para que siga suas instruções. Por isso, lidere sabendo o que está dizendo e o que está fazendo, afinal, ninguém confia em alguém em quem não sentem autoridade.

Encorajamento

Algumas tarefas requerem muito trabalho, muitas reuniões e muito esforço. Num cenário como esse é fácil desanimar e começar a, mesmo sem querer, sabotar o projeto, por isso, seja sempre encorajador! No filme Matrix Revolutions, o Líder Morfeu foi tão encorajador em seu discurso que transformou a perspectiva certa da morte e o medo que tomava conta da cidade de Zion em: confiança, coragem, força e ação.

Um Líder encorajador extrai o máximo de rendimento de seus colaboradores. Faz com que as pessoas realizem coisas que sequer imaginavam ser capazes. No entanto, para que você se torne uma pessoa encorajadora é preciso que você mesmo tenha coragem. Isto quer dizer que não há como ser encorajador se esta coragem não transbordar de você, Líder.

Seguindo estes passos simples você certamente irá conseguir: motivar, transmitir segurança e encorajar sua equipe e conseguirá bater todas as metas e obter todos os resultados  que quiser. Apesar de ser um filme, a maneira como o discurso foi escrito funciona de maneira excepcional na liderança de equipes e times de trabalho quando o assunto é gerenciar pessoas e resultados.

Comentários